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Descanso e boa alimentação: fatores essenciais para o desenvolvimento da massa muscular.
Postado em: 21/09/2014 às 17:34

Descanse mais e se alimente melhor para desenvolver mais sua massa muscular!

Muitas mulheres vão à academia mais de cinco vezes por semana, fazem seus treinos de musculação e outras inúmeras atividades como, por exemplo, aulas de dança e ginástica.

Mas o que tem de errado nisso?

Temos sempre que lembrar de que quantidade não é sinônimo de qualidade. Os treinos musculares e outras atividades quando são realizadas em quantidade excessiva prejudicam o desenvolvimento da massa muscular. Esse prejuízo é causado por uma liberação excessiva de hormônios catabólicos que são liberados durante a prática de qualquer atividade física e potencializados através das atividades mais intensas e também do stress do cotidiano.

Para que ocorra o desenvolvimento da massa muscular o descanso entre as sessões dos treinos de musculação é extremamente necessário, pois é durante o descanso que o organismo produz os hormônios anabólicos (como por exemplo, o GH durante a fase profunda do sono). A produção desses hormônios pelo organismo em repouso é fundamental para que a musculatura se desenvolva e se recupere de maneira completa.

Quanto maior a intensidade dos treinos de musculação, maior será a inflamação intramuscular causada pelo mesmo, portanto melhor terá que ser o descanso entre as sessões. As musculaturas podem levar de 24 horas até 72 horas para se recuperarem totalmente, portanto recomendo variar a intensidade dos treinos semanais, principalmente diminuir a intensidade do treino quando for repetir uma musculatura que já foi estimulada de maneira intensa naquela semana.

Atividades complementares de caráter metabólico aeróbio intenso também podem prejudicar o desenvolvimento da massa muscular quando realizadas de maneira excessiva durante a semana, pois podem aumentar muito a liberação do cortisol, aumentando dessa maneira o catabolismo. A distribuição do volume das atividades a serem realizadas por uma mulher que visa aumentar a massa muscular tem que ser bem feita por um profissional de educação física com experiência em treinamento neuromuscular, aonde as atividades aeróbias serão colocadas como atividades complementares para auxiliar na oxidação das gorduras e na melhora do sistema cardiovascular. O volume dos treinos de musculação deve ser bem dividido de acordo com o nível de condicionamento físico de cada mulher, respeitando sempre o descanso e o anabolismo entre as sessões.

Realizar treinos de musculação de maneira intensa e progressiva se faz necessário para um maior desenvolvimento da massa muscular desde que venham acompanhados de um bom descanso e uma ótima alimentação. A alimentação regrada e bem orientada por um nutricionista esportivo é o principal fator potencializador do anabolismo juntamente com o descanso. Se você descansa bem, mas não se alimenta bem, está prejudicando muito o seu desenvolvimento muscular. Mas afinal por quê? Vocês já viram uma Ferrari ser abastecida com diesel falsificado? Se vocês querem potencializar o seu desenvolvimento muscular, precisam se alimentar corretamente e com muita qualidade!

Uma dieta bem regrada e bem orientada irá potencializar a liberação dos hormônios anabólicos, diminuir a ação dos hormônios catabólicos, diminuir a fadiga durante o treino, aumentar a força muscular, resistência muscular e sua disposição para o cotidiano. Concluindo, uma dieta bem realizada irá potencializar o aumento da massa muscular!

Para vocês mulheres que querem aumentar a massa muscular lembrem-se de que: os nutrientes que vocês ingerem na dieta são as ferramentas que o organismo irá utilizar para que o anabolismo muscular durante o repouso ocorra de maneira completa e saudável.

Não basta só treinar bem, para ganhar massa muscular é extremamente necessário descansar e se alimentar corretamente!

Obrigado e até o próximo texto!

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